Tax Intelligence: A tributação na quarta revolução industrial

A quarta revolução industrial avança e, cada vez mais, impacta a vida de indivíduos e organizações. Termo criado por Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, a chamada Indústria 4.0 parte da era da informação e chega à fusão entre inteligência artificial, tecnologia e as operações cotidianas das empresas. 

Mais do que uma etapa do avanço tecnológico, a quarta revolução industrial representa uma mudança de paradigma, que irá transformar de maneira profunda o modo como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Essa nova era não é representada por um conjunto de novas tecnologias, como foi a terceira revolução industrial, mas sim pela transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital.

O imediatismo de operações, simbolizando uma conexão perene e em tempo real entre coisas, indivíduos, organizações e governos, tem tudo para marcar uma nova fase nas relações entre os diferentes atores da economia de mercado. Essa é a tônica da nova década, e os mecanismos de tributação e controle avançam com rapidez. Com isso, estamos no limiar da era do real-time tax, ou tributação em tempo real.

Em nível mundial, desde o advento do SPED, o Brasil lidera ações nesse sentido. Inicialmente criado como forma de atualizar as normas e os procedimentos contábeis aos padrões internacionais, o SPED rapidamente avançou em direção ao acompanhamento em tempo real das operações das empresas. E, se é verdade que hoje ainda há um longo caminho a ser percorrido, também é verdade que alguns dos estados da federação já são capazes de realizar o controle em tempo real das operações envolvendo circulação de mercadorias.

Como tendência para um futuro próximo, teremos efetivo acompanhamento em tempo real de todas as operações, cujos fatos geradores serão reconhecidos de forma imediata. Nesse novo mundo, as margens para erro oscilarão entre mínimas ou inexistentes – e, cada vez mais, as empresas deverão corresponder a essa agilidade, com processos e controles mais assertivos e rigorosos. 

É preciso, mais do que em qualquer outro período anterior, que as organizações busquem agir com inteligência fiscal, como forma de se antecipar às demandas das autoridades fiscais e, efetivamente, otimizar sua carga tributária – sem a geração de liabilities ou autuações. Esse é o conceito de tax intelligence que está na origem de todas as ações da MasterTax.

Dentro desse contexto, a MasterTax surgiu para simplificar a relação entre os contribuintes e o Fisco, permitindo que as empresas deixem os riscos, incertezas e pagamentos indevidos para trás. Nosso time é altamente qualificado, e aplicamos as mais avançadas tecnologias em inteligência artificial e robotização de processos para garantir a consistência e a regularidade das obrigações fiscais da sua empresa. Assim, sua empresa sempre estará um passo à frente em relação ao Fisco.

Converse hoje mesmo com nossos especialistas, e tenha acesso a esse mundo novo em tax intelligence.

Compartilhe

Newsletter semanal